Como ter seus e-mails abertos e realizar vendas

e-mails

Emails abertos e vendas realizadas!

É ou não é este o sonho de tanta gente?

Entretanto, transformá-lo em realidade é um tanto quanto desafiador, embora esta seja a melhor estratégia de conversão online de nossos dias.

Mas vamos direto à pergunta central: como ter seus e-mails abertos e realizar vendas?

Neste artigo vamos destrinchar os principais elementos do e-mail marketing de modo que você consiga compreender melhor cada etapa deste processo, a importância dos elementos-chave e, por fim, consiga ter e-mails abertos e fazer vendas finais aos clientes.

Definição de público-alvo e segmentação

e-mails

Existe uma quantidade incrível de perguntas na internet sobre estes temas.

Muita gente não dá a devida importância a eles em um primeiro momento, mas a experiência e o tempo acabam ensinando que se a estratégia não for orientada e ajustada de forma a atender aos anseios de um público muito bem definido, as chances de fracasso de multiplicarão.

Antes de pensar em e-mail marketing ou qualquer outra estratégia que se prese no mundo online, ou mesmo off-line, é crucial que você responda a algumas perguntas identificadoras do seu público, como, por exemplo:

  • Quem é a pessoa que você deseja atingir?
  • Qual é o sexo dela?
  • Qual é a classe social?
  • Como ela se comporta?
  • Quais são seus hábitos?
  • Tem família e filhos?
  • Qual é a faixa etária?
  • Tem formação acadêmica até que grau?
  • Como costumam se expressar?
  • Com que frequência acessam a internet?
  • Está online através de qual (ou quais) dispositivo (s)?
  • Quanto tempo costuma permanecer na web todos os dias?
  • A que horas verificam seus e-mails pessoais?

Todas estas perguntas podem ajudar nos mais variados aspectos, desde a linguagem a ser utilizada no e-mail, até o horário dos disparos, passando pelo produto que mais se ajusta àquele perfil.

Se você já sabe com quem está falando, tendo definido o seu público-alvo, vamos a etapa seguinte…

Definição do assunto do e-mail

e-mails

O assunto do e-mail é um dos elementos mais importantes e muitas vezes ele não recebe a atenção merecida, sendo colocado de lado pelas pessoas responsáveis.

E se eu te dissesse que é o assunto do e-mail o principal elemento capaz de responder à pergunta de “como ter seus e-mails abertos”?

Sim, como não?

O primeiro elemento de contato visual entre o e-mail que acabou de entrar na minha caixa de mensagens neste instante e os meus olhos é justamente o assunto do e-mail.

Eu, (provavelmente) você e milhões de pessoas ao redor do mundo decidem se vão abrir ou não um e-mail com base no assunto que ele traz, ainda mais se ele for identificado como e-mail marketing.

Não há como negar a essencialidade do título do e-mail, de tal sorte que não devemos escrever qualquer coisa ou algo genérico como “newsletter”.

Precisamos trabalhar isso com a atenção que a questão merece.

Por isso, da próxima vez que tiver que escrever um título de e-mail, pense em algo que instigue quem está do outro lado, algo que provoque a sua curiosidade e que faça com que sinta uma incrível e incontrolável vontade de clicar.

  • Seja livre e use a criatividade, mas evite os excessos.

Confiança

e-mails

Não sei se você já tinha notado isso, mas as vendas em internet marketing são muito mais expressivas quando fomentamos e cultivamos um bom relacionamento com as pessoas que compõem a nossa lista de e-mails.

Não adianta fugir desta realidade…

  • Tudo é relacionamento!

Porém, aprofundando um pouco mais esta questão, consigo ver claramente que o combustível que sustenta um relacionamento saudável, seja ele pessoal ou profissional, reside na confiança.

Sim, eu sei.

Ela é um item raro nos dias de hoje.

Isso não é ruim, pois assim a valorizamos ainda mais…

Tudo o que você tem a fazer é ganhá-la!

  • Mas como?
  • Como você pretende ganhar a confiança do seu potencial cliente?
  • Como você pretende cultivar a confiança destas pessoas no seu trabalho se elas não lhe conhecem de fato?

A resposta está no conteúdo.

Você precisa entregar conteúdo de qualidade e deixar bem claro que o seu grande objetivo é ajudar, é cooperar para que os clientes tenham as suas necessidades mais básicas devidamente sanadas e questões respondidas.

  • Esta é a premissa da confiança!

Convertendo para capital financeiro

e-mails

Com todo este trabalho para ajudar as pessoas que estão na sua lista e para ganhar a confiança delas, você chegará a um momento no qual a sua moral estará elevadíssima e a sua reputação será quase que inquestionável.

Você terá se tornado uma espécie de referência para muita gente, uma autoridade no assunto.

Quando este estágio chegar, podemos realmente dizer que você está com o seu capital social em alta, já que está cercado de pessoas que confiam em você e que estão dispostas a te ouvir.

Se você conseguiu isso, é hora de converter estas pessoas, transformá-las em clientes de verdade.

Repare como isso parece exponencialmente mais fácil diante de uma audiência que confia em você.

  • É hora de converter capital social em capital financeiro!

Em suma, a resposta para a pergunta sobre “como ter seus e-mails abertos e realizar vendas?” passa pela definição do público-alvo, segmentação, preparação de linhas de assuntos instigantes, conteúdo relevante e, por fim, confiança.

Este é o processo mais sólido para alcançar resultados avassaladores na internet e em qualquer lugar.

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre o autor

é Empresário, Consultor em Marketing Digital, Especialista em Vendas e Fundador do Blog Lucrando Online. Saiba mais aqui →

Pin It on Pinterest

Share This