Como vender todos os dias com e-mail marketing

email marketing

O e-mail marketing talvez seja uma das ferramentas mais antigas de internet marketing disponíveis na web.

Não é de hoje que empresas e pessoas disparam centenas ou milhares de e-mails com a finalidade de oferecer produtos ou serviços e, é claro, realizar vendas.

O mais interessante é que, embora o e-mail seja sim uma das ferramentas mais antigas da internet, ele permanece vivo e pulsante, tendo dominado o cenário das comunicações em nível global.

Já parou para pensar em quantas ligações telefônicas foram substituídas diariamente pela troca de e-mails?

Não restam dúvidas de que a troca de mensagens via e-mail ainda dita muitas tendências, mas existe algo ainda mais espetacular no admirável mundo dos e-mails: eles permanecem como o melhor e mais eficaz canal de conversão.

As pessoas compram mais pelas campanhas de e-mail ou pela influência que elas exercem do que qualquer outra coisa que a internet disponibilize para publicidade.

Você ainda tem alguma dúvida sobre os bilhões de dólares que circulam diariamente pela economia mundial graças ao fechamento de negócios utilizando-se do bom e velho e-mail?

Certo!

Então vamos seguir adiante…

O que você deve fazer para não desperdiçar dinheiro?

email marketing

Vamos imaginar que você tenha um site na internet ou que tenha um blog no qual posta conteúdo periodicamente…

Se o seu site ou blog já recebem algum fluxo de visitantes, é hora de dar início à sua estratégia de ampliação da base de e-mails, o que ocorrerá através de uma página de captura de e-mails ou de uma caixa de captura.

Tudo o que você tem a fazer é posicionar uma caixa de cadastro de e-mails em partes estratégicas do seu site, com a finalidade de capturar a maior quantidade de e-mails que estiver ao alcance.

A ideia básica é que o visitante lhe informe o e-mail dele em troca de alguma vantagem, como, por exemplo, algum conteúdo, um portfólio de serviços ou produtos, um orçamento ou qualquer outro elemento que o convoque a agir e a entregar-lhe o e-mail.

Ainda que você não tenha nem um blog e nem um site, pegue o seu cadastro de clientes, atualize-o com os e-mails deles, e comece a explorar esta forma de marketing.

O retorno provavelmente será muito superior as suas expectativas.

A importância da lista

email marketing

Com o tempo, você irá cultivar uma lista de e-mails que só tende a crescer.

Mas se você não cuidar dela, relacionando-se com as pessoas que ali estão, com o tempo, esta lista ficará velha e as pessoas não se lembrarão mais de quem é você.

O que você deve fazer para evitar que isto ocorre é muito simples: comunique-se periodicamente com os membros da sua lista, de modo que você não permita que eles se esqueçam de você e do que você tem para oferecer.

  • É muito importante que você trabalhe nisto com afinco e equilíbrio.

Não é adequado que você fique disparando e-mails de venda todos os dias, pois isto poderá acarretar em prejuízos a imagem do seu negócio, sendo tachado como chato ou inconveniente.

  • Portanto, não abuse.

Uma ideia legal é oferecer dicas e conselhos relevantes ao seu público, de forma a ganhar mais confiança a cada novo dia.

As vendas e ofertas devem ser suavizadas e quase que nas entrelinhas, para não causar amolação.

Segmentação

email marketing

Outro grande benefício que a criação de listas de e-mail marketing pode proporcionar é a segmentação do público.

Sim, você pode separar os grupos de pessoas conforme seus interesses ou classificando-os da melhor forma que desejar.

Isso permite, dentre outras coisas, que você realize disparos de e-mail que contenham uma mensagem quase que moldada aos interesses e à linguagem de cada conjunto de pessoas.

Plataforma de e-mail marketing

email marketing

Para que tudo isso seja possível é extremamente recomendável que você procure por uma plataforma de e-mail marketing, que irá facilitar todas as etapas deste processo, além de disponibilizar uma série de outras funções que podem fazer toda a diferença para o seu negócio, como a mensuração da taxa de abertura e cliques dos e-mails enviados.

Entretanto, a mais avançada e incrível de todas as funções eu revelo a seguir…

Ciclo de automation

email marketing

Com uma plataforma de e-mail marketing avançada, você poderá usufruir de uma função chamada automation ou autoresponder, que consiste na automatização do processo de disparo de e-mails, de tal modo que uma pessoa que se cadastre em sua lista no dia de hoje poderá receber seus e-mails automatizados por um longo período de tempo, mesmo meses depois de ter efetuado o cadastro.

Desse modo, será sim possível vender todos os dias, de tal maneira que milhares de pessoas estarão distribuídas em uma complexa base de e-mails que estão automatizados e são enviados toda vez que uma determinada condição é satisfeita.

Conclusão

Com tudo o que vimos neste breve artigo, não pairam dúvidas quanto ao fato de que é possível vender todos os dias com o e-mail marketing, pois ele ainda é, e permanecerá sendo, a ferramenta mais potente de vendas que existe no mundo online.

Não duvide disso!

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre o autor

é Empresário, Consultor em Marketing Digital, Especialista em Vendas e Fundador do Blog Lucrando Online. Saiba mais aqui →

Pin It on Pinterest

Share This