Email Marketing Em HTML

EMAIL MARKETING EM HTML

mensagens de email marketing em HTML proporciona uma série de vantagens, sob o ponto de vista do design e do conforto visual.

Emails em linguagem HTML podem ser especialmente formatados, utilizar-se de imagens bem colocadas e até mesmo incorporar vídeos dentro do próprio conteúdo da mensagem.

Entretanto, em que pese as muitas vantagens do ponto de vista visual, o email em HTML também tem algumas limitações, não por conta da sua estrutura em si, mas por conta da recusa de alguns serviços de email em aceitar todas as suas tags, além de restrições quanto ao uso de imagens.

Em outras palavras, serviços clássicos como o Gmail, o Hotmail e o Yahoo, tem políticas de severas restrições a e-mails deste tipo, por conta da preocupação com a segurança de suas bases e clientes, já que, no passado, este tipo de email era utilizado para propagar vírus pela web ou mesmo em tentativas de phishing, através de fraudes muito difundidas.

Por conta destas restrições, se você realmente deseja se utilizar do email marketing em HTML, é recomendável que você analise quais são as ferramentas utilizadas pelo seu público para poder dizer se os e-mails mais sofisticados serão recebidos adequadamente pelos mesmos.

De um modo ou de outro, vamos analisar as duas opções básicas para quem quer prosseguir com esta opção…

As duas opções básicas e a nossa recomendação

Como tudo na vida, aqui também existem alternativas: temos o caminho mais fácil e o caminho mais difícil…

Começando pelo caminho mais difícil, embora este não seja o propósito deste artigo, o email em HTML poderá ser criado manualmente, através de codificação e trabalho com imagens.

Este caminho é bastante complexo, mas poderá ser relativamente facilitado através do download de templates grátis de email marketing.

Neste artigo você encontra mais detalhes sobre templetes de e-mail marketing grátis.

De qualquer modo, por mais que os templates agilizem o trabalho em tela, quanto aos códigos e formatações, ele não evita que, em algum momento, você tenha que mexer nas tags e interpretar um pouco da linguagem HTML ali presente.

Como foi dito, também existe um caminho mais fácil, que permite a criação de e-mail marketing em HTML de um modo quase que automático, bastando alguns poucos cliques para isso.

Antigamente, este serviço era oferecido separadamente do disparo e da gestão das campanhas online, de maneira que o profissional contratava um desses serviços, construía e formatava o seu email através dela e, em seguida, fazia o download do pacote de arquivos para, posteriormente, anexá-lo e configurá-lo na ferramenta de disparo de e-mails.

Ainda é possível encontrar estes serviços isolados na web, porém, nos dias atuais, estas ferramentas podem ser encontradas em plataformas que unem as duas funções, ou seja, preparam o e-mail em HTML e realizam o disparo para uma base de leads. Nada mal, não?

Estas interessantes ferramentas atendem pelo nome de plataformas de e-mail marketing…

As plataformas de e-mail marketing

Como foi dito, as plataformas de e-mail marketing conseguem reunir diversos serviços que antes eram oferecidos de modo isolado, por plataformas menores.

Hoje em dia, você pode criar o seu e-mail, realizar os disparos, medir taxa de abertura e taxa de cliques, capturar e-mails, realizar testes A/B e ainda ter acesso a um arsenal de funções disponibilizadas por este serviço extremamente avançado.

Elencando e trabalhando algumas das funções ou vantagens mais importantes, temos:

  • Templates gratuitos

As plataformas de email marketing costumam oferecer uma grande quantidade de templates html para você utilizar como bem entender, customizando-os sob medida para as suas necessidades.

  • Editor drag & drop

Como se não bastasse o oferecimento de templates gratuitos, em muitas plataformas você ainda contará com a ferramenta drag & drop de customização, que afasta qualquer necessidade de ter que mexer diretamente no código.

Tudo poderá ser personalizado com o uso do seu mouse, clicando e arrastando imagens e conteúdo.

  • Formulários personalizados

Os formulários também poderão ser personalizados, com adição de novos campos, com os elementos que você desejar.

Muitas plataformas ainda contam com a possibilidade de realização de testes A/B, de modo que você possa testar as melhores opções para a sua audiência.

  • Páginas de captura previamente preparadas

Você não precisará se preocupar sequer com as páginas de captura de e-mails, que também poderão ser oferecidas pelos serviços de email marketing.

  • Segmentação e filtragem em diversos níveis

Outra grande vantagem que não pode passar batida é a incrível capacidade de segmentação.

Você poderá separar os diferentes grupos de pessoas e determinar quem receberá que tipo de conteúdo, conforme seu engajamento e interesses.

  • Automation ou autoresponder

Esta é uma das funções mais incríveis de uma plataforma de e-mail marketing, pois, com ela, seus e-mails poderão ser disparados automaticamente e você poderá agendar o disparo de uma grande série de e-mails que trabalhe para engajar seu público a um nível profundo e por muitos e muitos meses, tudo 100% automatizado.

Como podemos ver, o email marketing em html é apenas um pequeno elemento de uma estrutura muito maior de opções.

Você pode trabalhar com ele de modo isolado, mas a sua potencialização certamente reside em sua combinação com tantas outras funções avançadas disponíveis no mercado.

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre o autor

é Empresário, Consultor em Marketing Digital, Especialista em Vendas e Fundador do Blog Lucrando Online. Saiba mais aqui →

Pin It on Pinterest

Share This