Email marketing para mobile: é importante para minha campanha?

Email marketing para mobile

O uso de dispositivos móveis tem ditado o ritmo de crescimento do mercado e viabilizado o acesso à internet de muita gente que antes não tinha isto como hábito.

Se esta é uma constatação verídica, podemos ver um cenário capaz de impactar várias outras iniciativas, incluindo o trabalho com o e-mail marketing.

Por conta desta novidade, que já nem é tão nova assim, pergunto: afinal, o email marketing para mobile é importante para minha campanha?

Em dias nos quais uma mesma pessoa possui vários dispositivos capazes de mantê-la conectada com a internet, não se pode simplesmente ignorar esta realidade e persistir com a ideia de que  as campanhas de e-mail permanecerão intocadas, como eram há alguns anos atrás.

Entretanto, em que pese a importância do email marketing para mobile, não podemos duvidar da complexidade do tema.

Para se ter uma noção, basta imaginar a quantidade de tamanhos de telas dos muitos dispositivos móveis disponíveis no mercado.

Como se adaptar à tanta pluralidade de opções?

O que fazer para que um e-mail funcione em todos eles e possa ser lido sem problemas pelos usuários?

Foi justamente pensando nisso que eu resolvi desenvolver este artigo, com a finalidade de ajudar na sua compreensão deste tema tão essencial para pessoas que trabalham com email marketing ou que pretendem usá-lo para multiplicar os ganhos de seus negócios.

Vamos começar pela compreensão do tamanho do mercado que estamos tratando…

Alguns números…

Um estudo recente divulgado pela Global Web Index que envolveu cerca de 40 mil usuários de internet em 32 países, revelou que:

  • 80% dos usuários acessam a web via smartphone, dentre outras opções;
  • Quase a metade dos entrevistados tinha um tablet quando a pesquisa foi realizada em 2014;
  • O número de horas diárias que cada usuário gasta na internet também vem crescendo, tendo se aproximado de 2 horas por dia em 2014.

mobile

Em outro estudo, agora focado no comportamento do brasileiro, realizado pela PwC e intitulado Total Retail 2015, constatou-se um crescimento de mais de 80% no consumo de celulares no país.

Além disso, a quantidade de consumidores que faz compras online periodicamente (a cada semana) aumentou um quarto.

A mesma pesquisa revelou que cerca de 70% dos consumidores utilizam o seu dispositivo móvel para fazer pesquisas de produtos e um número próximo a esse utilizam-no para comparar preços.

Outro dado que chama atenção é a clara substituição das mídias tradicionais…

Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, 39% dos leitores de jornais digitais só usam dispositivos móveis para ler as notícias.

Os dados da Comscore revelaram que estes jornais já contavam com 173 milhões de leitores em janeiro de 2015, o que é um número recorde para a Newspaper Association of America.

O que vimos até aqui deixa muito claro o potencial deste canal de mercado, de modo que é praticamente impossível ignorá-lo.

Por isso, tendo como base a necessidade de encontrar caminhos que nos apontem as melhores soluções, chegamos a questão a seguir…

Mas o que devemos fazer?

EMAIL MARKETING PARA MOBILE É IMPORTANTE

Muitas tentativas já foram feitas para uma melhor utilização e para aprimorar a usabilidade de sites, plataformas e e-mail nos dispositivos móveis.

No início, tínhamos linguagens de programação orientadas para aparelhos móveis.

Hoje, muita coisa mudou, e é possível sim unificar as coisas graças a um recurso chamado “responsividade”.

A responsividade permite, dentre outras coisas, que o seu site ou e-mail se ajuste ao tamanho da tela do dispositivo, permitindo que ele seja visualizado por qualquer um deles, independentemente de marca, sistema operacional ou plataforma de gerenciamento de e-mails.

email marketing para mobile.

O design responsivo usa tags que buscam por folhas de estilo (código CSS – Cascading Style Sheets) que direcionam o visitante do site para uma folha de estilo específica a que melhor se adequá ao formato e configurações do dispositivo que ele estiver utilizando para acessar a internet.

O legal é que este mesmo princípio e técnicas podem ser aplicadas ao layout do template de e um e-mail marketing, possibilitando acesso quase que universal ao conteúdo que você está distribuindo na campanha.

Como sabemos, através de templates de e-mail marketing disponíveis na web, é possível criar o layout desejado para disparar uma mensagem com o estilo e a formatação desejados.

Alguns templates podem ser encontrados nos links a seguir:

Conclusão

Por tudo isso, não há nenhuma dúvida quanto ao sucesso de mercado dos dispositivos móveis, com um crescimento que tem se mostrado sólido ao longo dos últimos anos.

Por ser mais do que uma simples tendência, é extremamente recomendável que você passe a usar o email marketing para mobile em suas campanhas, sob pena de estar limitando o alcance delas, deixando boa parte do seu público-alvo impossibilitado de receber a sua mensagem.

Então fique atento.

Abraço, e muito sucesso!

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre o autor

é Empresário, Consultor em Marketing Digital, Especialista em Vendas e Fundador do Blog Lucrando Online. Saiba mais aqui →

Pin It on Pinterest

Share This