O Email Marketing e Você!

Um dos top trendings do momento, quando o assunto é marketing digital, é o tal do email marketing.

Mas, afinal, o que é email marketing? Pra que ele serve e de que forma você pode aproveitar essa ferramenta a seu favor ou a favor da sua empresa?

O que é email Marketing?

Email marketing

O email marketing é uma ferramenta do marketing para realizar a comunicação entre o seu negócio e o seu cliente, usando, para isso, o envio de emails de uma lista previamente cadastrada, direcionados por objetivos previamente definidos, através de uma estratégia de marketing.

Devo lhe advertir para não confundir email marketing com spam.

Seus limites são muito tênues e se não for bem executado, sim, o seu email marketing vai virar um spam e terá como destino inevitável a lixeira…

É isso que você quer?

Quais as Funções do Email Marketing?

Quais as Funções do Email Marketing

Cada email marketing atende \ um tipo diferente de necessidade, vamos listar algumas das possibilidades:

  • Email Marketing para a reativação de clientes:

Uma das afirmações mais famosas do grande teórico de Marketing, Philip Kotler, serve para qualquer tipo de relação: conquistar novos clientes custa de cinco a sete vezes mais caro que manter os existentes.

Em tempo de competitividade acirrada, reduzir custos é fundamental e a reativação de clientes de sua carteira pode ser uma opção atraente de marketing.

Esse cliente já conhece a sua empresa e os seus produtos, já realizou negócios com você e estará muito mais suscetível a querer saber o que você tem a dizer para ele.

  • Email Marketing para comunicar novidades e lançamentos:

Se você já está com a sua base de emails ativa, começando a colher os retornos da reativação dos clientes, que tal comunicar novidades relevantes para seus clientes?

Novos produtos, novas opções de compra, novos horários de atendimento podem ser boas oportunidades de voltar a entrar em contato com o cliente e continuar a manter ativa a sua carteira.

  • Email Marketing para gerar novas oportunidades de negócios:

Oferecer oportunidades de novas compras ou compras de produtos relacionados aos últimos adquiridos por seu cliente pode ser uma excelente oportunidade de trazer o seu cliente para sua empresa.

A segmentação da sua lista de clientes fará com que essas ações sejam mais produtivas, atingindo grupos com maior chance de responderem a esta ação de email marketing.

  • Email Marketing para reforçar a presença da marca:

Até grandes marcas investem em ações que visam simplesmente lembrar o consumidor da existência de sua marca.

Com o aumento da concorrência no mercado, fazer do email marketing uma oportunidade de estar presente na vida do consumidor é uma excelente estratégia.

Aniversários, tempo desde a última compra (o famoso “faz tempo que não te vejo“) e campanhas institucionais (aniversário da sua empresa, comemorar novas conquistas…) são algumas das opções.

Estas são apenas algumas das alternativas que o email marketing pode gerar para a sua empresa e sei que você já teve mais algumas ideias de como aproveita-lo, enquanto lia esses parágrafos.

Como Fazer um email Marketing

email marketing

Para fazer o email marketing você vai precisar, primeiramente, da lista de emails de seus clientes.

“Ah, mas eu não tenho a lista de emails dos meus clientes, quero comprar uma lista pronta, dessas que tem no mercado”.

Esta é uma possibilidade, mas como já falamos seria um esforço muito grande, afinal, essas listas são pagas e o retorno que se obteria através delas seria muito menor do que se fosse com clientes da sua empresa.

Sendo assim, invista em cadastrar todos os emails de seus clientes, e deixe eles à vontade para recusar essa opção, caso queiram.

Invista em segmentar a sua lista de emails, a segmentação garante a maior efetividade das suas ações de email marketing.

Segmentar seus clientes pelo tipo de compra que fez, por grupo de produtos adquiridos, por frequência de compra, por região onde se localizam, são algumas das muitas opções de segmentação.

Identificado o grupo de clientes e o objetivo que você tem para essa campanha, pense na mensagem que você vai enviar e crie um email atraente.

Cuide do assunto da mensagem, a escolha de assuntos provocativos, que gerem a curiosidade do leitor, ajuda a fazer com que ele tome a decisão de abrir o seu email entre tantos outros que recebe diariamente.

O uso de imagens torna a mensagem mais atraente, mas lembre-se de incluir algum texto e a opção de visualizar a imagem em seu site, pois muitos servidores de email bloqueiam o acesso a imagens.

Há alguns programas especializados em criar e gerenciar campanhas de email marketing.

Alguns deles são gratuitos para um número limite de emails e permitem que você crie sua campanha com poucos cliques, com ferramentas bem intuitivas.

Esses programas também mensuram os resultados e criam relatórios de desempenho.

  • Com a MailChimp você pode ter ate 2000 assinantes grátis!

Resultados do Email Marketing

Resultados do Email Marketing

Como o email marketing permite que você teste diversas abordagens até chegar num bom patamar de retorno, busque alcançar um índice de visualizações de mensagens em torno de 15% dos emails enviados.

Os especialistas consideram essa margem um bom índice para esse tipo de campanha.

Quando for criar uma campanha, você deve pensar em provocar os seus leitores a acessar o seu site ou até mesmo comparecer a sua empresa.

Você já está no caminho certo, mas lembre-se de ter algo atraente e relevante para oferecer.

Trazer o seu cliente para a sua empresa, no mundo virtual ou real, é um dos melhores resultados que se pode esperar de uma campanha.

Pesquisas demonstram que pode ser necessário que o seu cliente visite o seu site por até 6 vezes antes de efetuar novamente uma compra.

Então, não se preocupe se o retorno não acontecer já no primeiro e-mail, estar presente com uma frequência moderada também auxiliará nesse processo.

Email Marketing e o Marketing de Afiliados

Email Marketing e o Marketing de Afiliados

Ainda é possível se aproveitar do marketing de afiliados para trabalhar com o email marketing.

Você pode desenvolver uma estratégia de marketing digital mais agressiva, através de anúncio em sites de afiliados.

Em campanhas de email marketing através de afiliados, é possível segmentar o seu anúncio de acordo com o perfil do site que será anunciado, possibilitando fazer publicidade em sites que estejam falando sobre o mesmo segmento do seu negócio.

Com clientes fidelizados pelos blogueiros, sua mensagem será acessada com maior facilidade, pois o cliente já está mais receptivo para receber as mensagens que venham de alguém que ele confia.

Agora que você já tem um maior domínio sobre o que o email marketing pode fazer por você, está na hora de procurar entender melhor sobre o seu funcionamento na prática.

Navegue em nosso site e descubra agora mesmo o que você pode fazer e o que este incrível canal pode fazer por você e pelo seu negócio.

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre o autor

é Empresário, Consultor em Marketing Digital, Especialista em Vendas e Fundador do Blog Lucrando Online. Saiba mais aqui →

Pin It on Pinterest

Share This