Como participar de um programa de afiliados de anúncios

PROGRAMA DE AFILIADOS

Uma das muitas possibilidades de se ganhar dinheiro na internet que vem crescendo a cada dia é a afiliação a um programa de afiliados de anúncios.

Para você que talvez ainda não conheça este modelo de negócios, um programa de afiliado de anúncios normalmente é formado por empresas (a maioria multinacional) que reúnem médios e grandes anunciantes digitais em suas plataformas.

Para ter acesso aos anúncios dessas empresas e receber um valor por disponibilizá-los em seu seite ou blog, a pessoa se torna um afiliado do programa e começa a receber comissões por levar clientes a interagirem com as campanhas dos anunciantes.

Programa de afiliados: OS ANÚNCIOS

PROGRAMA DE AFILIADOS

Cada programa de afiliados permite diversos tipos de anúncio, e você precisa apenas escolher aqueles que melhor se adequam ao design do seu site, para não ficar algo discrepante e prejudicar a experiência do seu leitor ou visitante.

Assim sendo, alguns dos tipos de anúncios mais comuns são:

  • LINK: trata-se de um simples link de texto para ser inserido em seu blog.
  • BANNER: o meio mais comum de publicidade na internet são os banners, que assumem os mais diversos tamanhos e que, em sua maioria, assumem os padrões adotados pela Associação Brasileira de Web Designers e Desenvolvedores.
  • EMAIL MARKETING: o e-mail marketing é uma das ferramentas mais utilizadas no momento e permite que você use a sua lista de emails para divulgar os produtos das empresas às quais se afiliou.

Alguns programas oferecem formatos diferenciados, mas estes formatos costumam ter baixa conversão.

Alguns anunciantes oferecem anúncios em modelo de VITRINE, em que diversos produtos aparecem disponíveis para o leitor como se fosse uma verdadeira loja virtual.

Programa de afiliados: TIPOS DE CAMPANHA

Programa de afiliados

Os programas de afiliados oferecem ao afiliado a opções de campanhas com diversos objetivos.

Cada objetivo de campanha vai exigir de quem clicar na propaganda um tipo de interação diferente, que estará atrelada ao comissionamento do afiliado:

  • CLIQUES: Quando uma empresa precisa mensurar quantas pessoas têm interesse em um determinado anúncio, a campanha paga por pessoas que acessarem o site através do banner, contabilizando os cliques obtidos.

Estas campanhas também podem ser classificadas por campanhas de CPC (custo por clique).

  • COMPRAS: Ocorre quando uma pessoa clica na propaganda e efetua a compra no site.

Nesse caso, as empresas oferecem comissões bem atraentes pelas compras efetuadas.

Estas campanhas também podem ser classificadas como campanhas de CPA (custo por ação) que é o tipo de campanha que depende de uma determinada ação do usuário.

  • CADASTROS ou LEADS: Esta também é uma campanha do tipo CPA, já que tem o propósito de conseguir uma ação do visitante, no caso, o seu cadastro.

É muito comum em empresas que precisam aumentar a base de potenciais clientes cadastrados, fazendo contato por e-mail ou telefone.

Assim, o afiliado ganha uma pequena comissão por cada pessoa que se cadastra.

COMO PARTICIPAR DE UM PROGRAMA DE AFILIADOS

Programa de afiliados

Para participar de um programa de afiliados de anúncios é preciso fazer um cadastro na plataforma do programa.

As opções são muitas e cada programa oferece anunciantes e possibilidades diferentes de ganhos.

Após fazer o cadastro no site, a maioria dos programas solicita que você aguarde a aprovação do cadastro, o que leva uma média de 24 horas para ser aprovada.

Após a aprovação, você tem acesso aos anunciantes e aos formatos disponíveis para cada anunciante.

Alguns anunciantes também vão solicitar a aprovação prévia antes de aprovar a veiculação do anúncio em seu site.

Alguns dos programas de afiliados já oferecem campanhas específicas para serem veiculadas em redes sociais.

Outros programas de afiliados oferecem a possibilidade de veicular anúncios em aplicativos para celular.

A maioria dos programas só efetua o pagamento das comissões após o afiliado acumular um valor mínimo de R$ 100,00.

Para a maioria dos programas é necessário informar uma conta corrente para pagamento das comissões, outras oferecem o pagamento via Paypal e outros meios de intermediação de pagamentos do mercado.

O programa de afiliados do Google Adsense

Programa de afiliados

De todos os sistemas existentes na internet, a plataforma de afiliação do Google, o Adsense, tem sido a mais popular, de uso comum entre blogueiros e empreendedores digitais.

Além de possuir uma navegabilidade excelente, muitos tutoriais e vídeos de instrução, o Google Adsense conta com anunciantes de renome e dos mais variados nichos que se possa imaginar.

É, sem dúvida, junto com o Google Adwords, a maior plataforma de mídia programática do planeta, oferecendo uma incrível diversidade para anunciantes e para seus afiliados.

Com tudo isso que vimos até aqui, é possível notar que um programa de afiliados para anúncios pode gerar uma renda extra para o seu negócio online, permitindo uma remuneração que não seria alcançada se você tivesse que correr atrás dos seus próprios anunciantes.

Aliás, esta seria uma missão impossível de se atingir enquanto o seu blog não tiver um bom tráfego.

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre o autor

é Empresário, Consultor em Marketing Digital, Especialista em Vendas e Fundador do Blog Lucrando Online. Saiba mais aqui →

  • Jonathan, curti demais seu artigo. Precisava conhecer mais sobre programas de afiliados de anúncios. É sempre bom saber que existem diversas formas de monetizar um blog. Esse artigo foi bastante esclarecedor para mim! Muito obrigado! Abraços!

    • Opa, fico feliz que tenha gostado Leandro Ferreira!

      Te desejo muito sucesso, Abraços!

Pin It on Pinterest

Share This