7 DICAS MATADORAS De Relacionamento Com o Cliente por Meio Do E-mail Marketing

relacionamento com o cliente

O processo de relacionamento com o cliente evoluiu e não é mais como já foi um dia.

Hoje, graças à evolução da tecnologia, tudo pode ser registrado, controlado e monitorado para um melhor aproveitamento por parte das empresas que objetivam dar ao seu público o que ele tanto deseja.

Dentre as muitas opções que a internet nos oferece, uma delas sobressai: trata-se do e-mail marketing que, se bem utilizado, pode se transformar na melhor e mais efetiva ferramenta de relacionamento com o cliente que se tem notícia, graças às muitas funcionalidades que possui (clique aqui e descubra mais sobre isso).

Com base nisso, elaborei este artigo com a finalidade de compartilhar 7 dicas matadoras sobre o relacionamento com o cliente através do e-mail marketing.

Acredite, estamos falando de algo que pode revolucionar a forma como você faz negócio hoje em dia!

Dica 01 – Planeje como será o relacionamento com o cliente.

relacionamento com o cliente

Eu conheço bem a realidade do empresário ou empreendedor brasileiro: uma rotina agitada com muitas coisas a serem resolvidas e pouco tempo para se planejar.

Eu não sei se isso acontece com o seu negócio, mas preciso que você compreenda que os resultados futuros da sua empresa dependem do que você planta e cultiva nos dias de hoje.

Daí a devida importância no planejamento.

Tudo o que você precisa fazer é desenhar um fluxo de como será o relacionamento com o cliente e quais serão as etapas de desenvolvimento deste processo.

Planeje tudo nos mínimos detalhes e seja meticuloso na execução.

  • Dica 02 – Compreenda melhor o seu público-alvo e ajustar o seu posicionamento para entregar exatamente o que ele quer e precisa.

público-alvo relacionamento com o cliente

Eu posso dizer, sem nenhum medo de errar, que o maior erro que se pode cometer ao tentar se posicionar no mercado é fazê-lo sem compreender o seu nicho e o público que você deseja atingir.

Não se trata de intuição.

É esforço e pesquisa.

Estude os principais aspectos e necessidades do seu público e atue pautado em seu conhecimento e experiência acumulados.

  • Dica 03 – Classifique os diversos níveis de relacionamento com o cliente e trate de modo diferente, pessoas diferentes.

-relacionamento com o cliente

As vantagens da classificação dos níveis de relacionamento com o cliente são muitas, mas a maior delas é o fato de que, com isso, você pode falar com a pessoa utilizando a linguagem que ela compreende.

Você pode, de fato, customizar este relacionamento, aproximando-se cada vez mais dos clientes.

  • Dica 04 – Distribua indicadores de controle ao longo do processo de relacionamento com o cliente.

indicadores de controle relacionamento com o cliente

Até aqui, tudo o que vimos acima poderia ser empregado em outras alternativas que o mercado oferece quanto ao relacionamento com o cliente, mas é exatamente aqui que as coisas começam a mudar quando estamos falando de e-mail marketing.

Graças à existência de softwares de alta tecnologia, hoje é possível espalhar indicadores de monitoramento ao longo de todo esse processo, de modo que você seja alertado quando algo não está bem e possa aprimorar cada vez mais o seu fluxo.

  • Dica 05 – Tome decisões assertivas e que sejam embasadas nos números e informações coletadas.

decisões assertivas relacionamento com o cliente

Se, como vimos acima, podemos monitorar todas as etapas críticas, através de dados em tempo real, também podemos tomar decisões fundamentadas em números.

A intuição e a criatividade continuam merecendo um papel de destaque, mas estou certo de que muitos erros podem ser evitados se as informações corretas estiverem à disposição no instante em que precisamos delas.

  • Dica 06 – Utilize a mais efetiva dentre todas as ferramentas de relacionamento com o cliente.

ferramentas de relacionamento com o cliente

Você sabe qual é a melhor ferramenta de relacionamento com o cliente?

Emails Persuasivos – Promoção de Lançamento 20% de Desconto

Tudo gira em torno da velha lógica de que as pessoas adoram quando são mimadas.

Elas adoram receber algo de valor e de grande relevância e, se isso não tiver preço, melhor ainda.

É justamente por conta desta singela constatação que posso dizer que o melhor que você pode fazer para conquistar seus clientes é entregar conteúdo de qualidade, de alto valor agregado e elevada relevância, de modo gratuito.

As pessoas vão te amar por isso.

  • Dica 07 – Colha os benefícios da reciprocidade.

benefícios da reciprocidade relacionamento com o cliente

Depois do que você leu na dica anterior, deve estar um pouco preocupado quanto ao retorno de um investimento de tempo ou dinheiro na produção de conteúdo.

Você deve estar se perguntando se isso é realmente eficaz.

Sim, é eficaz e eu ou vou lhe dizer o porquê…

Graças ao princípio da reciprocidade, hoje podemos ter a certeza de que a maioria das coisas que você hoje doa, sem custos, termina voltando a seu favor multiplicado.

E eu não estou defendendo um mito.

É ciência!

Está provado que as pessoas têm propensão a retribuir proporcionalmente o benefício ou a ajuda que um dia receberam.

Não ignore isso!

Se você começar a usar o e-mail marketing nesse momento, terá uma vantagem competitiva e um diferencial estratégico sobre os seus concorrentes.

Terá largado na frente nesta disputa, pois ninguém está olhando para esta oportunidade com a atenção que ela merece.

Trabalhar para uma comunicação eficaz no processo de relacionamento com o cliente utilizando-se das dicas que citei acima é o melhor investimento que você poderia fazer no seu negócio hoje.

Não deixe a oportunidade passar.

Deixe um comentário logo abaixo sobre o artigo!

Até mais, sucesso!!

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre o autor

é Empresário, Consultor em Marketing Digital, Especialista em Vendas e Fundador do Blog Lucrando Online. Saiba mais aqui →

Pin It on Pinterest

Share This