Como Criar Template De E-mail Marketing

template de e-mail marketing

Há cerca de duas semanas, eu estava pesquisando por maneiras tornar um e-mail que eu estava prestes a disparar para uma base de pessoas, de modo a torná-lo mais elegante e me deparei com esta pergunta:  como criar template de e-mail marketing?

Não sei se você já percebeu, mas a ciência do e-mail marketing também é influenciada pela ciência do design, de maneira que não interessa somente a maneira como a comunicação se realiza, mas também os elementos que estão ao redor e que também terminam por transmitir uma mensagem.

É nesse cenário que os templates de e-mail marketing ganham mais importância ainda.

Aprofundando minha busca, encontrei diversas e variadas perguntas e respostas sobre o tema, tanto no Brasil, quanto no exterior, mas a necessidade mais repetida era: onde encontro templates de e-mail marketing grátis.

Eu vou me aventurar neste tema e espero conseguir contribuir para a sua experiência e jornada, de modo que você saia daqui com uma solução, tudo bem? Vamos em frente…

Antes de mais nada…

Preciso fazer uma pequena advertência antes de continuarmos, já que ela pode ser decisiva para que você decida se realmente vai manter a decisão de se utilizar um template de e-mail marketing ou não…

Eu preciso te deixar ciente de que a beleza de um template também pode gerar problemas.

Por conta da larga distribuição de vírus e muitas tentativas de phishing, grande parte dos serviços e-mail (dentre eles os mais tradicionais, como Gmail, Hotmail e Yahoo) passaram a implementar uma série de restrições para evitar defender suas bases.

O que quero dizer é que pode ser que algumas pessoas não consigam ver o seu e-mail, por melhor que ele seja, e há ainda uma chance razoável de que ele seja direcionado diretamente para a lixeira ou caixa de spam.

template de e-mail marketing

Superada esta consideração inicial, vamos em frente…

Uma habilidade que você deve desenvolver

Já adianto que você irá precisar saber um pouco de HTML, já que vamos trabalhar com templates que seu utilizam desta linguagem.

De qualquer modo, vou me esforçar para ajudar na sua caminhada, por mais leigo que você seja no tema.

Procure por templates de e-mail marketing prontos

Para facilitar a sua vida, procure por templates de e-mail marketing no Google, ou explore algumas das opções que concentram vários modelos e que eu encontrei para você:

Eu não sei qual foi o template que você escolheu, de modo que a complexidade pode variar bastante, de qualquer modo, vamos compreender as regras gerais que irão permitir que você realize as configurações necessárias para deixar tudo funcionando…

Um programa para editar o código…

Você precisará de um programa que lhe permita analisar o código html e que facilite a edição do template.

Você até pode se utilizar do “Bloco de Notas” que o Windows oferece, mas recomento que você baixe uma espécie de bloco de notas mais específico para as nossas necessidades.

Desse modo, baixe esse software Notepad++, ele é gratuito e vai ajudar bastante neste processo.

O que vem a seguir?

Como estamos nos utilizando de templates prontos, é provável que você deseje editá-lo, sobretudo para colocar as imagens mais adequadas ao seu propósito e escrever aquilo que interessa.

Por conta disso, vou lhe explicar o que você deve fazer para alterar basicamente 3 elementos: imagens, conteúdo e cor.

O seu template deve estar em um arquivo compactado. Se este for o caso, extraia todos os arquivos e pastas internas para algum diretório do seu computador.

Em seguida, abra o arquivo index.html usando o Notepad++. Conseguiu? Está vendo os muitos códigos? Ótimo! Vamos trabalhar em cada um dos elementos que citei anteriormente…

  • Imagens

A maneira mais fácil de mudar as imagens, sem precisar alterar o código, é abrir a pasta “/img” que veio junto com o template e substituir cada uma das imagens que lá está pelas suas próprias imagens, mantendo o mesmo nome que as imagens antigas tinham.

Apenas cuide para que as novas imagens tenham as mesmas dimensões de tamanho que as imagens antigas, para não criar uma descompensação no template de e-mail marketing.

  • Conteúdo

Abra o código no Notepad++ e busque pelos trechos textuais que você deseja alterar. Basta trocar o que está escrito pelo seu próprio conteúdo.

  • Cores

As cores normalmente estão em numeração hexadecimal e são representadas pelo símbolo # com algum código na frente.

O que você tem a fazer é descobrir qual é o código hexadecimal das cores de sua preferência e encontrar no código as cores padrões do template.

Utilize a ferramenta de busca do Notepad++ e peça para ele encontrar tudo o que começa com e símbolo #.

Em seguida, faça antes de efetuar as alterações, abra o index.html no seu navegador de internet e comece a fazer as alterações no código, observando o que está acontecendo com o template e se as cores que você quer alterar estão realmente sendo alteradas.

Espero que este rápido artigo tenha lhe ajudado a solucionar as suas dúvidas quanto ao assunto da criação de template de e-mail marketing. Se você ainda tiver dúvidas a respeito, basta comentar este artigo a seguir…

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre o autor

é Empresário, Consultor em Marketing Digital, Especialista em Vendas e Fundador do Blog Lucrando Online. Saiba mais aqui →

Pin It on Pinterest

Share This