Como Incluir Vídeo Nas Suas Campanhas De Email Marketing

vídeo nas campanhas de e-mail marketing

O uso de vídeo nas campanhas de e-mail marketing é algo muito recente e ainda tem muita restrição de mercado, sobretudo por conta de barreiras colocadas pelos serviços de e-mail, que ainda não se sentem totalmente seguros quanto ao risco de ataque ou vírus.

Embora esta aceitação esteja caminhando lentamente, há um movimento de pressão comercial para que os vídeos passem a ser aceitos e ganhem cada vez mais usabilidade nas campanhas, já que o retorno do investimento e as taxas de conversão aumentam exponencialmente com eles.

Alguns números para você entender melhor do que estamos falando…

Há dados disponíveis na internet que revelam que e-mails enviados com vídeos como conteúdo têm uma taxa de retorno que pode ser até três vezes maior do que em mensagens tradicionais.

Além disso, o recurso ainda é muito pouco explorado, sendo que somente um quarto dos profissionais de marketing utilizam-no por diversos fatores que variam desde a fronteira tecnológica até os custos de produção.

Outros dados que encontramos revelam um incremento de mais de 40% sobre o tempo de leitura, já que os vídeos, quando devidamente elaborados, têm aquele efeito hipnotizante que segura a pessoa até o fim.

E a gente não termina por aqui…

Os vídeos duplicam o interesse das pessoas no conteúdo, eles ficam guardados na memória de quem os assistiu de um modo muito mais efetivo, e ainda aguçam o desejo das pessoas em buscar maiores detalhes sobre o assunto ou sobre o produto oferecido.

vídeo nas campanhas de e-mail

A fator social também merece nossas considerações…

Para se ter uma noção, calcula-se que o número de encaminhamentos e compartilhamentos também aumenta acima dos 40%.

Que tal? Ainda vai ignorar os vídeos em suas campanhas?

Mas, afinal, como incluir vídeo nas suas campanhas de email marketing?

Existem várias formas de tornar isto possível e elas variam da mais simples à mais complexas. Vamos apontar as principais…

  • Apenas copiando o link

Alguns serviços de e-mail já disponibilizaram a função de inserção de vídeos que estão em plataformas conhecidas como o Youtube, por exemplo, em seus e-mails.

Neste caso, basta colar o link no email que o vídeo aparecerá para a pessoa que o recebeu.

  • Por HTML5

Você pode caprichar um pouco mais no visual e inserir o vídeo dentro de um template em HTML5, através das tags <video> </video>.

Entretanto, é sempre bom lembrar que mais da metade dos clientes de e-mail não permitem a visualização de mensagens em HTML5 por questões de incompatibilidade e segurança.

  • Embedded

A maioria das plataformas de vídeos disponíveis na internet fornecem a codificação para que os seus vídeos possam ser inseridos em um código html qualquer.

Você pode utilizar esta opção, inserindo os seus vídeos através destes códigos.

A vantagem é que o vídeo fica parecendo parte do conteúdo, mas a desvantagem é que ele pode não funcionar em todos os serviços de e-mail.

  • Através de uma imagem estática

Esta é uma possibilidade bem acessível e resolve o problema de incompatibilidade dos serviços com a linguagem.

Neste caso, tudo o que você tem a fazer é inserir uma imagem do vídeo com aquele símbolo de “play” característico.

Em seguida, você coloca um link na imagem que redirecionará a pessoa para a página em que o vídeo está armazenado.

vídeo nas campanhas de e-mail marketing

Call to action

Uma outra opção, é inserir um botão de call to action que convoca a pessoa a clicar ali para assistir ao vídeo (p.ex.: “clique aqui para assistir”), sendo redirecionada para a plataforma em que ele estiver.

vídeo nas campanhas de e-mail marketing

  • Outras opções

A ferramenta VTubetools permite a incorporação de vídeos através de outras formas de codificação.

Você também poderá configurar o tamanho e uma série de detalhes para que o seu vídeo saia exatamente como você deseja em seu e-mail.

Vantagens adicionais do uso de vídeo nas campanhas de e-mail marketing

Se o vídeo que você está divulgando através de sua campanha de e-mail marketing estiver em uma rede social ou plataforma como o Youtube, você ainda poderá contar com uma gama de opções que tendem a potencializar toda a sua estratégia. Algumas coisas legais que podem ocorrer são:

  • Maior Alcance

Outras pessoas, que não estavam na sua lista de e-mails poderão ser alcançadas, graças à possibilidade de compartilhamento do vídeo.

  • Feedback imediato

As pessoas que recebem vídeos que, de algum modo, estão atrelados às redes sociais, poderão comentá-lo imediatamente, registrando a sua opinião sobre o conteúdo.

  • Viralização

O seu vídeo pode chegar a lugares inimagináveis.

Você poderá atingir gente que nunca poderia esperar, e a sua divulgação poderá ganhar uma proporção e amplitude cujos limites não podemos definir previamente.

  • Maior capacidade interativa

Quando integrados às redes sociais e plataformas de vídeos, haverá uma variedade de opções que estarão à disposição do internauta para que o seu vídeo ganhe o mundo.

Conclusão

No atual estágio de desenvolvimento que nos encontramos, não podemos nos dar ao luxo de ignorar um instrumento tão impactante como são os elementos audiovisuais.

Passar a incluir vídeo nas campanhas de e-mail marketing deixou de seu um capricho há algum tempo. Faça seus testes e comprove.

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre o autor

é Empresário, Consultor em Marketing Digital, Especialista em Vendas e Fundador do Blog Lucrando Online. Saiba mais aqui →

Pin It on Pinterest

Share This